Pular para o conteúdo principal

A Perda de Peso é contagiosa?

A Perda de peso é contagiosa?

De acordo com um estudo recente, companheiros de equipe que participavam de uma competição de perda de peso influenciaram-se mutuamente de maneira significativa na perda de peso, sugerindo que a redução de quilogramas pode ter um efeito cascata.

Pesquisadores da Universidade de Brown descobriram que os membros da equipe não só alcançaram um resultado parecido na perda de peso, como também os participantes que disseram que seus companheiros de equipe desempenharam um grande papel na perda do peso realmente diminuíram mais de peso.

“Sabemos que a obesidade pode ser socialmente contagiosa, mas agora também sabemos que as redes sociais desempenham um papel importante na perda de peso, bem como, particularmente, baseados em equipes de competições de perda de peso”, disse a autora da pesquisa, Tricia Leahey. Segundo ela, o estudo revela que a perda de peso está claramente agrupada em equipes, o que sugere que colegas se influenciaram mutuamente, talvez por se sentirem responsáveis, por elaborarem expectativas de perda de peso e também pelo estímulo e apoio.

A obesidade continua a ser uma doença comum, grave e cara nos Estados Unidos. De acordo com o Centro de Controle de Doenças e Prevenção americano, cerca de 1/3 dos adultos norte-americanos são obesos, e nenhum Estado alcançou o objetivo de reduzir em 15% a obesidade da população. A obesidade e os problemas de saúde relacionados, incluindo doenças cardíacas e diabetes, continuam a ter um impacto econômico significativo no sistema de saúde dos EUA, custando ao país centenas de bilhões de dólares por ano.

Para promover os custos-benefícios atingidos com iniciativas de perda de peso, equipes de intervenções de perda de peso estão atuando nas redes sociais com o objetivo de aumentar a popularidade do programa e também como uma maneira de incentivar a perda de peso em grandes grupos de pessoas. O presente estudo é o primeiro a examinar os efeitos entre colegas e a influência social sobre a perda de peso individual durante uma dessas competições de perda de peso.

Durante 12 semanas, uma competição online de perda de peso foi realizada. Os participantes aderiam a uma equipe e podiam competir com outras equipes em três categorias: perda de peso, atividade física e contagem de passos. A competição de perda de peso reuniu 3.330 indivíduos com sobrepeso ou obesos (IMC de 31,2 ou mais), representando 987 equipes com uma média de 5 a 11 membros em cada. A maioria destes indivíduos estava matriculada nas três categorias.

Os resultados de perda de peso foram claramente determinados pela equipe a qual o indivíduo estava ligado. Os participantes que perderam quantidades clinicamente significativas de peso (pelo menos 5% do seu peso corporal inicial) tendem a ser das mesmas equipes, e estar em uma equipe com mais colegas nas categorias de perda de peso também foi associada com uma maior perda de peso. Os indivíduos que relataram níveis mais elevados da influência social do companheiro aumentaram suas chances de conseguir uma perda de peso clinicamente significativa em 20%. Este efeito foi mais forte do que qualquer outra característica da equipe.

Leahey conta que este é o primeiro estudo a mostrar que, nestas campanhas em equipes, quem está em sua equipe realmente importa. Para ela, o fato de estar rodeado por outros com objetivos de saúde semelhantes aos seus, todos trabalhando para conseguir a mesma coisa, pode ter realmente ajudado as pessoas nos seus esforços para perder peso.

No entanto, Leahey observou que características individuais também estavam associadas com os resultados de peso. Os indivíduos obesos apresentaram maior porcentagem de perda de peso do que os participantes com sobrepeso. Os líderes das equipes também perderam mais peso do que os demais membros, possivelmente devido a sua maior motivação e engajamento na campanha. Leahey diz que as futuras competições de perda de peso em equipe podem passar a exigir o compartilhamento do papel de liderança entre os membros.

“Somos todos influenciados pelas pessoas ao nosso redor, por isso, se podemos aproveitar essa pressão positiva e essas influências sociais positivas, podemos criar um ambiente social que incentive a perda de peso”, diz ela.

[ScienceDaily]

Fonte: Portal de Educação Física

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Whey Protein: Conheça as Marcas Aprovadas

Gold Standard - Lider em vendas Num mercado onde uma verdadeira Máfia   está agindo e falsificando os produtos de suplementos alimentares, é IMPORTANTE sabermos o que nós estamos comprando. Deste modo publico a baixo uma relação das marcas que forma aprovadas mediante testes laboratoriais. Ultra Pure Whey AGE - Nutrilatina AGE Ultra Pure Whey AGE é obtida pela Tecnologia AGE a partir de diferentes processos de filtragem (Concentrado, Ultrafiltrado e Troca iônica). Apresenta em sua composição 83% de proteínas nobres por dose. Indicado para atletas de todas as modalidades esportivas que visam a uma dieta com alto teor de proteínas e baixo teor de gorduras. Iso Zero Carb - IntegralMedica Iso Ultra Premium Whey Protein Isolate CFM tem o cuidado de disponibilizar a mais alta qualidade em proteína do soro do leite isolada, livre de lactose, gorduras e isenta de carboidratos, além do cuidado especial em utilizar níveis baixos de sódio. A qualidade de nossa proteína s...

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

CONFIRA OS 3 MAIORES FITNESS

ERRO FITNESS Nº 1: Caindo no erro de consumir alimentos que são VENDIDOS como saudável. Eles podem dizer que são saudáveis, mas a maioria deles não são. Muitos de seus ingredientes são compostos por porcaria processada. DICAS: => Compra e comer alimentos naturais, como bife parte superior redonda, peito de frango, arroz integral e legumes. ERRO FITNESS Nº 2: Descansar muito tempo entre seus exercícios Veja alguns exemplos: a) Fazer pausas longas de água . b) Tendo sempre a mudar a música no seu ipod. c) Conversar demais entre as séries d) Ficar sem saber o que fazer ou não saber como se faz um determinado exercício. Não é por que a academia está cheia que você deva ficar PARADO(A)! DICAS: => Tenha o seu treino planejado e descanse apenas 30-60 seg. entre seus exercícios ou séries. => Use um cronometro de pulso ou frequêncimetro em todo treino. ERRO FITNESS Nº 3: Seguir conselhos de pessoas despreparadas, sendo que a maioria de...