Pular para o conteúdo principal

Cuidado: O stress engordar!

Fuja do stress porque ele pode engordar


Imagine uma corda de náilon fina. Se você esticá-la, vai emitir um som. Caso ponha muita força, ela arrebenta. Agora, reflita sobre a sua rotina. Há sempre desafios a vencer — em casa, na escola, no trabalho. Só que às vezes eles parecem insuperáveis. Quando isso acontece, instala-se o stress, ou seja, a corda se quebra. E o lado mais fraco — adivinhe — é você. A resposta do organismo ao desgaste físico e emocional assume formas tão diferentes quanto cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, dor de cabeça e... vontade de comer.

Para piorar, essa compulsão conta com a cumplicidade de hormônios que estimulam a fome e ajudam a armazenar a gordura. A vítima, claro, é seu corpinho, que passa a não caber mais naquele jeans justinho. Calma, que isso tem jeito. Só precisa entender o que acontece com o seu organismo e saber como agir para não perder o controle sobre a comida.

As várias caras do mal

Embora tenha uma conotação negativa, o stress é um estímulo importante, que pode dar o impulso necessário para você ir adiante nos seus projetos de vida e, assim, atingir seus objetivos”, diz o psiquiatra e médico ortomolecular José Antonio Pierrotti, do Rio de Janeiro (RJ). O problema é quando ele atinge níveis tão elevados que, além de comprometer sua rotina, provoca também ganho de peso. Para entender melhor como isso acontece, acompanhe o passo-a-passo do stress e seus efeitos sobre o organismo.

Alerta: em situações de tensão, a glândula suprarrenal produz os hormônios adrenalina e cortisol, que preparam o corpo para situações de perigo. Esse é o chamado mecanismo de fugir ou lutar que ajuda o homem a sobreviver, desde os tempos da caverna. Só que o cortisol, em altas doses, estimula o apetite. É como se o corpo pedisse um alimento calórico, um doce, por exemplo, capaz de dar energia instantânea. Para piorar, o cortisol alia-se à insulina. Juntos, eles estimulam uma enzima responsável pelo depósito de gorduras no abdômen.

Resistência: o sistema de defesa do organismo mobiliza grande quantidade de cortisona, outro hormônio liberado em situações de stress e que, comprovadamente, está associado ao ganho de peso, conforme estudo realizado pela Universidade Göteborg, na Suécia. Nesse caso, você pode engordar até mesmo com a boca fechada!

Exaustão: entram em ação os radicais livres, moléculas de oxigênio responsáveis pela degeneração das células, que provocam doenças e aceleram o processo de envelhecimento. Nessa fase, seu organismo absorve toxinas e seu intestino deixa de funcionar com regularidade. Resultado: o ponteiro da balança sobe.

Falência: o bombardeio hormonal faz com que o organismo perca a homeostase ou equilíbrio físico e psíquico. Nessa fase, ocorrem os picos de ansiedade que levam você a comer além da conta.

Tensão sob controle

Já que não dá para eliminar as preocupações, aprenda a administrá-las. Quem dá as pistas é Dirce Navas Perissinotti, psicóloga especializada em stress e biofeedback do Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP).

Estabeleça metas viáveis: Se você sabe de antemão que no trabalho não vai conseguir cumprir seus prazos, seja franca com seu chefe e tente negociar novas datas.

Deixe de lado a mania de perfeição: Você está atrasada para a reunião no escritório, mas quer caprichar no almoço? Prepare algo simples em vez de ficar presa na cozinha e com o olho no relógio.

Busque satisfação em outras coisas que não a comida: Pode ser um hobby, um passeio diferente, uma nova atividade física. Há tantas coisas boas na vida...

Pare de seguir um padrão de beleza incompatível com o seu tipo físico: Você não precisa ser magra como a Gisele Bündchen para ser atraente. Lembre-se: sempre dá para perder alguns quilos e elevar a autoestima.

Emagreça aos poucos: Achar que dá para eliminar as gorduras em tempo recorde para entrar naquele lindo vestido de festa só vai aumentar seu sentimento de culpa e a sensação de fracasso. Se, ao contrário, conseguir afinar a silhueta num prazo razoável, vai se sentir mais confortável e menos em dívida com você mesma.

Fonte:
Portal Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Whey Protein: Conheça as Marcas Aprovadas

Gold Standard - Lider em vendas Num mercado onde uma verdadeira Máfia   está agindo e falsificando os produtos de suplementos alimentares, é IMPORTANTE sabermos o que nós estamos comprando. Deste modo publico a baixo uma relação das marcas que forma aprovadas mediante testes laboratoriais. Ultra Pure Whey AGE - Nutrilatina AGE Ultra Pure Whey AGE é obtida pela Tecnologia AGE a partir de diferentes processos de filtragem (Concentrado, Ultrafiltrado e Troca iônica). Apresenta em sua composição 83% de proteínas nobres por dose. Indicado para atletas de todas as modalidades esportivas que visam a uma dieta com alto teor de proteínas e baixo teor de gorduras. Iso Zero Carb - IntegralMedica Iso Ultra Premium Whey Protein Isolate CFM tem o cuidado de disponibilizar a mais alta qualidade em proteína do soro do leite isolada, livre de lactose, gorduras e isenta de carboidratos, além do cuidado especial em utilizar níveis baixos de sódio. A qualidade de nossa proteína s...

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

CONFIRA OS 3 MAIORES FITNESS

ERRO FITNESS Nº 1: Caindo no erro de consumir alimentos que são VENDIDOS como saudável. Eles podem dizer que são saudáveis, mas a maioria deles não são. Muitos de seus ingredientes são compostos por porcaria processada. DICAS: => Compra e comer alimentos naturais, como bife parte superior redonda, peito de frango, arroz integral e legumes. ERRO FITNESS Nº 2: Descansar muito tempo entre seus exercícios Veja alguns exemplos: a) Fazer pausas longas de água . b) Tendo sempre a mudar a música no seu ipod. c) Conversar demais entre as séries d) Ficar sem saber o que fazer ou não saber como se faz um determinado exercício. Não é por que a academia está cheia que você deva ficar PARADO(A)! DICAS: => Tenha o seu treino planejado e descanse apenas 30-60 seg. entre seus exercícios ou séries. => Use um cronometro de pulso ou frequêncimetro em todo treino. ERRO FITNESS Nº 3: Seguir conselhos de pessoas despreparadas, sendo que a maioria de...