Pular para o conteúdo principal

Cãimbras: O que fazer para não prejudicar os meus treinos?

O que é uma Cãibra (ou Cãimbras)?  



"A cãimbra é um espasmo muscular involuntário, onde o músculo se contrai e não consegue relaxar. A partir deste fenômeno é necessário realizar um alongamento ativo ou passivo para diminuir a dor no local. Algumas das causas para a cãimbra são: a  baixa de cálcio e do potássio na circulação, desidratação e acúmulo de ácido lático por excesso de esforço. A má alimentação, desidratação e preparação física inadequada podem desencadear a cãimbra" – diz o treinador Hélcio Gangana.

Durante a prática esportiva, surgem contrações num determinado músculo, que causam fortes dores obrigando a pessoa subtamente a interromper a atividade física. Essa dor não se caracteriza necessariamente como uma lesão, mas a cãimbra incomoda muito.

Para evitar as cãibras

Além de ter uma boa alimantação pré e pós treino, algumas pequenas cautelas são indispensáveis. Segundo alguns especialistas, após o treino de intensidade moderada a alta, é importante realizar uma caminhada por um pequeno tempo e seguida de alongamentos. Isto ajudará o ácido lático seja liberado e não cause as dores.

A prescrição de um treinamento adequado e ter o monitoramento da mesma por um profissional de Educação Física, estar bem condicionado, realizar uma boa hidratação e alimentação, evitaram assim as cãimbras.

Quem tem pouca flexibilidade costuma ter mais cãimbras do que as pessoas que se alongam - lembra Hélcio. A cãimbra não atrapalha na evolução dos alunos durante o processo de planejamento dos treinos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...