Não há dúvidas: a musculação é o exercício mais indicado para deixar a silhueta torneada, combater a flacidez e amenizar a celulite. e isso tudo em menos tempo do que qualquer outra atividade! quer mais um motivo para praticá-la? ela emagrece - e muito!
Os exercícios aeróbicos têm fama de campeões quando o assunto é exterminar calorias e afinar a silhueta. No entanto, a musculação pode ser bem mais potente na perda de peso. Um estudo realizado pela Universidade de Penn State (EUA), concluiu que a modalidade realizada pelo menos três vezes por semana queima cerca de 40% a mais de gordura do que o mesmo tempo de exercício aeróbico.
Ficou surpresa? Mas acredite! Esse gasto calórico se dá por dois motivos. O primeiro é uma questão metabólica. "Apenas para se manter vivo, o músculo consome mais energia. Grosso modo, ele funciona como uma fornalha: queima gordura e acelera o metabolismo", explica André Ávila Turatti, personal trainer e professor de musculação da Academia Runner (SP). Portanto, quanto mais músculos, mais calorias gastas.
O segundo motivo é a reação. Os treinos de força destroem as fibras musculares. Para que se recuperem, maiores e mais fortes, o organismo gasta energia. E não é só durante o exercício. Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Maine, também nos Estados Unidos, mostrou que a prática deixa o organismo acelerado por aproximadamente 40 horas.
Antifurinhos e pró-curvas
Além de melhorar o condicionamento físico, turbinar o metabolismo e dar um chega pra lá na gordura, a musculação também é uma adversária poderosa da celulite. Marcos César Rodrigues, professor da Academia Fórmula (Unidade Eldorado), também em São Paulo, explica que a celulite é uma inflamação no tecido adiposo, que fica sob a pele. "Além de diminuir esse tecido, a musculação melhora a circulação sanguínea". Ou seja, quanto menos tecido adiposo, menos espaço para a celulite se alojar.
E se na juventude a musculação costuma ser praticada por motivos estéticos, com o tempo, vira uma necessidade. Isso porque as pessoas perdem massa muscular ao longo da vida. Pesquisas apontam que por volta dos 40 anos, as mulheres têm 10% menos tônus do que tinham aos 20. E o espaço que antes era dos músculos passa a ser ocupado por gordura. "A musculação ajuda a prevenir e reverter esse processo, mantém a musculatura mais firme e ajuda a baixar o colesterol, pois diminui a quantidade de glicose no sangue", explica a educadora física Cida Conti, diretora da Escola Fitness. E, para isso, não precisa aumentar a carga, apenas levantar peso.
FONTE:
DIAS, H. Mais músculos e menos gordura! Revista DietaJá. <http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/198/artigo226079-1.asp>. Acessado em: 17 ago 2011
Comentários
Postar um comentário