Pular para o conteúdo principal

Consequências do Sedentarismo e da Obesidade

O sedentarismo é a falta ou a diminuição da atividade física. A pessoa sedentária é aquela que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais, não necessariamente em atividades esportivas. Isto acarreta um grande risco à saúde: o sedentarismo está associado ao:

- aumento da incidência de diversas doenças e males;
- obesidade;
- diabetes;
- Acumulo de dores pelo corpo;
- aumento do colesterol ruim (LDL);
- depósito de gordura nas artérias;
- hipertensão arterial;
- infarto do miocárdio;
- perda de massa muscular;


Hoje, as principais causas de mortes no Brasil podem estar relacionadas à falta de atividades física

Confira alguns dados:
  1. SOMENTE 13% dos brasileiros praticam exercício;
  2. MAIS DE 60% da população brasileira permanece sedentária;
  3. O sedentarismo aumenta em 54% os casos de INFARTO;
  4. O sedentarismo aumenta em 50% o risto de morte por DERRAME CEREBRAL;
  5. Por ano, morrem MAIS de 300.000 brasileiros pela FALTA DE ATIVIDADE FICA;
  6. Tornar-se um pouco mais ativo, DIMINUI O RISCO DE MORTE por doença cardíaca em 40%.
Aumento do percentual de gordura e a redução dos músculos

As pessoas reduzem gradativamente o nível de atividade física a partir da adolescência. Com a diminuição do metabolismo, ao longo dos anos, o corpo começa a perder músculos e acumular gorduras. Por isso, os especialistas recomendam: MOVIMENTE-SE, pois as atividades físicas são grandes aliadas na redução e na manutenção de um peso saudável. Além disso, pesquisas americanas revelam que a expectativa de vida sobe em média, 5 anos para os praticantes de atividade física.

Sedentarismo, a doença do Século

O sedentarismo é considerada a “doença do século”, cada vez mais observamos que a obesidade começa na infância, e a praticidade que a tecnologia nos oferece torna cada vez mais sedentários.

A falta de atividade física não significa necessariamente não praticar esportes, podemos, por exemplo: limpar a casa, caminhar para o trabalho, ir de escada e não de elevador; isto já conta como atividade física. O importante é “se mexer” gastar as calorias adquiridas durante o dia.

A Obesidade começa aos poucos, vamos se cuidar! Saúde é Fundamental!

FONTE:
Sedentarismo e suas conseqüências. Centro de treinamento de Esporte /  Saúde. Maio 2010. <http://ctesaude.wordpress.com/2010/05/12/sedentarismo-e-suas-consequencias/>. Acesso em: 22 ago 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...