Pular para o conteúdo principal

O país dos sedentários (Parte 1): O início

Antes de abordar sobre o assunto central deste artigo, é necessário citar a definição de "Atividade Física" e "Exercício Físico".

Atividade Física: é "qualquer movimento corporal produzido por músculos esqueléticos que resultam em gasto de energia" (CASPERSEN et al., 1985)

Exercício Físico: é uma subcategoria da atividade física, de forma que a mesma é planejada, estruturada, repetida e resulta na melhoria ou manutenlção de uma ou mais facetas da aptidão física (incluindo a potência aeróbica, resistência muscular, força muscular, composição corporal e/ou flexibilidade). (CASPERSEN et al., 1985)

Sabemos que a prática regular de exercícios físicos ou esportes são considerados como fator de proteção à saúde das pessoas, incluindo melhorias na pressão arterial, diabetes, perfi l lipídico, artrose, osteoporose e função neuro cognitiva, pois reduz a incidência de doenças (NIED; FRANKLIN, 2002).


Vamos ver alguns números. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (2008) do IBGE , estimou que APENAS 28,2% da população brasileira (com 14 anos ou mais) pratica exercício físico regular. Verificou-se também que, quanto maior o rendimento da população, maior é a adesão da prática de exercício físico ou esporte. Veja abaixo algumas conclusões da presente pesquisa:

1) A Atividade Física X Salário:
- Aproximadamente 20,2% daqueles que ganhavam menos de 1 salário mínimo praticavam exercício físico regular;
- Mais de 50% da população que ganha acima de 5 salários mínimo pratica exercício físico regular.

2) Frequência Semanal:
- Quase metade (47,4%) do contingente que praticava exercício físico ou esporte, o faziam até duas vezes por semana.

3) Duração das sessões de treino:
- Dentre aqueles que praticavam exercício físico ou esporte, para 93,5%, o tempo gasto era de aproximadamente 30 minutos ou mais diários.

Mas, vivo me perguntando, por que as pessoas seguem sedentárias? E faço para você, leitor, a seguinte pergunta: Atualmente você segue sedentário?

No próximo artigo escreverei sobre essas perguntas.

FONTE:
CASPERSEN, C.J.; POWELL, K.E. AND CHRISTENSON, G.M. Physical activity, exercise and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Report, v.100, 1985.

PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS 2008: Um panorama da saúde no brasil. Acesso e utilização dos serviços, condições de saúde, e fatores de risco e proteção à saúde.  Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/panorama_saude_ brasil_2003_2008/ PNAD_2008_ saude.pdf>. Acesso em: set. 2011

Matérias:
O país dos sedentários (Parte 1)
O país dos sedentários (Parte 2)
O país dos sedentários (Parte 3: Final)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...