Pular para o conteúdo principal

Brasil: O país dos sedentários

Como movimentar os 17 Milhões de sedentários no Brasil?

Antes de reiniciar este assunto é preciso tentar responder a esta pergunta.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde foi revelado que 14% dos adultos brasileiros (quase 18 milhões de pessoas) são completamente sedentários. Isto significa que esta população não pratica qualquer tipo de atividade física, seja no trabalho, no deslocamento, em trabalho doméstico ou em seu tempo de lazer.

Ainda segundo o mesmo Ministério, só é contabilizar como atividade no tempo livre a atividade feita em 150 minutos semanais (30 minutos em 5 dias), se os treinos forem com intensidade leve ou moderada, ou em pelo menos 75 minutos semanais (25 minutos em 3 dias), através de treinos com intensidade intensa (vigorosa).

A pesquisa não considerou a frequência semanal, o que fez com que os dados da atividade física devam ser relativados.

HOMENS X MULHERES

Na comparação entre os dois sexos, constatou-se que:

  • 39,6% dos homens afirmaram praticar atividade física nos momentos de lazer.
  • 22,4% dos mulheres afirmaram o mesmo. 
Foi constatado que 60,1% dos homens entre 18 e 24 anos praticam exercícios como forma de lazer. 

IDOSOS

Outro grupo que está sofrendo com o sedentarismo é a população idosa. Na presente pesquisa viu-se que, entre os homens com 65 anos ou mais, 27% praticam algum atividade física. Já entre as mulheres idosas (com 65 anos ou mais), apenas 18,9% praticam atividade física em seu tempo de lazer.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

De acordo com seus dados apresentados em 2008, não se fala mais em sedentarismo, mas sim em "atividade física insuficiente". Segundo a OMS, a notícia é mais alarmante:

31% dos adultos entre 15 anos ou mais não são suficientemente ativos (homens 28% e mulheres 34%).

Aproximadamente, 3,2 milhões de mortes todos os anos poderiam ser evitadas com a pratica regular de atividade física e com o combate ao sedentarismo.

A falta de atividade física regular é o 4º maior fator de risco de mortalidade global, responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardiovasculares.

Acho que todos nós vamos pensar: "Como reverter esses resultados?"

Fonte:
Revista CONFEF

Matérias:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...