Pular para o conteúdo principal

PILATES PARA AS GRÁVIDAS

A gravidez é um período ótimo para mudanças benéficas na vida da gestante e como aliada, surge a atividade física, especialmente, para a mulher que era ativa antes da gravidez e deseja manter a prática de atividade física durante o desenvolvimento do bebê.

No entanto, antes de iniciar qualquer programa de atividade física é necessário solicitar o atestado médico com autorização por escrito e específica para a prática de atividade física.

As contra-indicações absolutas do exercício físico durante a gravidez normalmente ocorrem nos casos de cardiopatias, doença infecciosa aguda, placenta prévia ou baixa, sangramento persistente e doença hipertensiva grave. As contra-indicações relativas acontecem nos casos de diabetes mellitus, obesidade excessiva, anemia e histórico de vida sedentário.


O Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia recomenda que o exercício durante a gravidez seja realizado com intensidade leve a moderada, frequência de 3x na semana e a frequência cardíaca máxima da gestante não deve ultrapassar 140 batimentos por minuto (bpm).

Alterações na gravidez aumentam a demanda muscular e articular. O centro da gravidade (CG) é deslocado anteriormente, acentuando a curvatura da coluna lombar – hiperlordose lombar. Estima-se que 50% a 70% das gestantes são acometidas por dor nas costas, e o método Pilates surge para prevenir e diminuir a dor, fortalecendo e alongando músculos profundos ou estabilizadores. Os exercícios podem ser feitos tanto no solo (Mat) quanto nos aparelhos.


Cabe ressaltar, que alguns cuidados devem ser observados durante a sessão de exercícios no Pilates: evitar a posição supina (barriga para baixo), porque comprime a veia cava inferior, reduzindo o fluxo sanguíneo para o bebê; evitar exercícios intensos; se hidratar antes e após a realização dos exercícios; evitar ambiente quente e/ou úmido; e aumentar os intervalos de descanso entre os exercícios. Em caso de qualquer sinal de desconforto, deve-se suspender o exercício e procurar o médico imediatamente. Procure sempre um fisioterapeuta, de preferência especializado em saúde da mulher.

Autora:
Érika Barroso Batista – Fisioterapeuta

CREFITO 47213/SP

Fonte:
Treinos Academia

Referências:
McARDLE, W.D. et all. Fundamentos de Fisiologia do Exercício. Rio de Janeiro: Guanabara, 2002.
ÁVILA, W.R.M. et al. Prática de exercício físico na gestação. Buenos Aires, 2008.
CONTI, M.H.S et all. Efeito de Técnicas Fisioterápicas sobre os Desconfortos Músculo-esqueléticos da Gestação. RBGO – v. 25, nº 9, 2003.
ENDACOTT, J. Pilates para grávidas. São Paulo: Manole, 2007.
ARTAL, R; WISWELL, R.A; DRINKWATER, B.L. O exercício na gravidez. São Paulo. 2ª edição. Manole, 1999.

Postagens mais visitadas deste blog

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Whey Protein: Conheça as Marcas Aprovadas

Gold Standard - Lider em vendas Num mercado onde uma verdadeira Máfia   está agindo e falsificando os produtos de suplementos alimentares, é IMPORTANTE sabermos o que nós estamos comprando. Deste modo publico a baixo uma relação das marcas que forma aprovadas mediante testes laboratoriais. Ultra Pure Whey AGE - Nutrilatina AGE Ultra Pure Whey AGE é obtida pela Tecnologia AGE a partir de diferentes processos de filtragem (Concentrado, Ultrafiltrado e Troca iônica). Apresenta em sua composição 83% de proteínas nobres por dose. Indicado para atletas de todas as modalidades esportivas que visam a uma dieta com alto teor de proteínas e baixo teor de gorduras. Iso Zero Carb - IntegralMedica Iso Ultra Premium Whey Protein Isolate CFM tem o cuidado de disponibilizar a mais alta qualidade em proteína do soro do leite isolada, livre de lactose, gorduras e isenta de carboidratos, além do cuidado especial em utilizar níveis baixos de sódio. A qualidade de nossa proteína s...

OVOS COZIDOS COM GEMA ESCURA?

OVOS COZIDOS COM GEMA ESCURA? É muito comum as pessoas colocarem os ovos pra cozinhar e esquecerem da vida, já que não tem perigo de queimar, mas o resultado são ovos com a gema seca e esfarelada, além de escurecida em volta e nada apetitosa.. Quando se aquece o ovo, as proteínas da clara, que antes estavam enroladas, perdem sua estrutura e se unem umas às outras. É por isso que ele endurece. Acontece que, se ficar tempo demais no calor, a clara, além de dura, fica borrachenta. Já a gema fica esverdeada, porque uma de suas proteínas, que contém enxofre, reage com outra, que contém ferro. Aí, além de ficar escuro, o ovo fede. Portanto o segredo do ovo cozido é o tempo. Coloque agua numa panela,e leve ao fogo, fique de olho e assim que a água ferver coloque os ovos e deixe por exatamente 3 minutos, desligue o fogo e mantenha os ovos nessa água por mais 10 minutos. Depois retire da água quente e coloque para esfriar numa tigela com água fria. Resultado: clara ma...