Pular para o conteúdo principal

Alimentos para aumentar a imunidade

Hábitos saudáveis ajudam a fortalecer o sistema imunológico; veja o que comer


Uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável ajudam a fortalecer o sistema imunológico do organismo, responsável por agir contra agressores como vírus e bactérias, que causam várias doenças. “Quando se fala em estilo de vida saudável, deve ser considerada a prática de atividade física, dormir oito horas por dia, não fumar ou beber em excesso e manter hábitos alimentares saudáveis”, afirma a professora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, Maria Lucia Perrela.


Segundo ela, na hora de escolher o que comer, é importante buscar alternativas que façam bem à saúde e alimentos que aumentam a imunidade, pois isso faz toda a diferença no funcionamento do organismo.

• O iogurte é portador de bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, ajudando a combater doenças especialmente no intestino.

• Laranja, limão, goiaba, melão, mamão e morango são fontes alimentares da vitamina C, que tem propriedade antioxidante. Ao impedir a oxidação das células do sistema imunológico, faz com que o organismo esteja mais preparado quando exposto aos agentes agressores.


• Cenoura, manga, goiaba, vegetais e frutas nas cores amarela, laranja e vermelha ativam o sistema imunológico.



• O alho age melhorando a função das células do sistema imunológico e tornando resfriados e gripes menos graves.

• Cogumelos estimulam a ação dos linfócitos (células do sistema imune), ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

• Peixes, castanha do Pará, algas e caju possuem as gorduras ômega 3 e ômega 6, que, associadas a uma alimentação balanceada, melhoram a resposta imunológica do organismo.


 Carne Bovina, Ostras, Amêndoas e Nozes possuem zinco, que atua no funcionamento de diferentes enzimas, que aumentam a capacidade das células de defesa no combate às bactérias. No caso de infecções em idosos, é recomendado ingerir o suplemento de zinco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...