Pular para o conteúdo principal

Desvende oito dúvidas sobre os exercícios para emagrecer

Pergunta 1: Fazer exercícios em jejum emagrece mais?
Resposta: Mito

Antes de começar a malhar de barriga vazia, pare e informe-se um pouco sobre o assunto. É fato que algumas pesquisas recentes estão apontando para uma maior perda de gordura em quem faz exercícios em jejum.

Uma delas foi feita na Universidade de Northumbria, em Newcastle, no Reino Unido, que fez um levantamento com 112 homens que se exercitavam antes do café da manha. No entanto, até o momento, nenhum desses estudos conclui que a atitude é positiva para qualquer pessoa. Além disso, há diversos riscos relacionados à prática de exercícios sem uma alimentação adequada.


O educador físico Raul Santo, pós-doutorando pela Universidade São Judas Tadeu e fisiologista do exercício da Unifesp, explica que jejuar antes do treino pode resultar em mal estar, taquicardia, desmaios, vertigem e queda do rendimento em curto prazo, além de depressão e estresse em médio e longo prazo. 


"Quando se está em jejum, os níveis de glicose estão baixos ou baixíssimos, dessa forma o corpo usará a gordura como fonte de energia em exercícios leves e moderados", explica o fisiologista. "No entanto, há a necessidade da presença de glicose para que a gordura seja queimada, logo, o exercício em jejum tem uso de gordura muito limitado - de acordo com os níveis de glicose - e será necessário retirar a energia das proteínas".

O uso da glicose como coadjuvante pode levar a sintomas de hipoglicemia, como cansaço, fraqueza e mal estar. E o uso de proteína como fonte de energia a médio e longo prazo trará um emagrecimento nada saudável: haverá diminuição da massa magra e o metabolismo será desacelerado. "A perda de peso acontecerá pela eliminação de líquidos: para equilibrar os níveis de nitrogênio liberados pela quebra das proteínas, o corpo terá que dilui-lo em água e excretar ambos pela urina", explica Raul Santo.

Pergunta 2: É possível transformar gordura em músculo?
Resposta: Mito

A gordura tem uma função energética e é utilizada para produzir energia. Os músculos são constituídos de proteínas, macronutrientes com função estrutural. Com a prática de exercícios ao longo do tempo, gastam-se gorduras e ganham-se músculos, entretanto não é uma transformação em que um passa a ser outro.

Pergunta 3: Quanto mais roupas eu usar, mais vou suar e mais peso vou perder?
Resposta: Mito

Ao fazer um exercício é fundamental que haja exposição do corpo à atmosfera para que aconteça a sudorese e seja feita a regulação da temperatura corporal. "Usar muitas roupas ou plásticos envolta do corpo não emagrecerá mais, mas poderá dificultar a manutenção de uma boa temperatura e causar desidratação em função da perda acentuada de líquidos", explica o fisiologista Raul Santo.

A quantidade de suor dependente da carga de trabalho: do tempo e da intensidade. Portanto, é verdadeiro que a maior quantidade de suor representa mais tempo, mais intensidade e mais calorias gastas. Mas forçar a produção de suor não significa gordura a menos, apenas água, que será resposta assim que você tomar água novamente.

Pergunta 4: Fracionar o exercício emagrece menos, já que a queima de gordura só começa após 20 minutos de treino?
Resposta: Mito

As pesquisas científicas têm demonstrado que fracionar o exercício em três sessões de 20 minutos ou duas de 30 vale a pena. "O gasto calórico é ligeiramente maior no treino intervalado, mas esse valor não é significativo para indicar a troca de um método pelo outro para quem quer emagrecer", explica Raul Santo. "O mais importante é seguir as recomendações do Colégio Americano de Medicina Esportiva e realizar atividades físicas ao menos por trinta minutos, cinco vezes por semanas".

Quanto à afirmação de que a gordura só começa a ser eliminada depois de 20 minutos de treino, o fisiologista do exercício Raul Santo esclarece que se trata de outro mito. "Qualquer exercício com carga leve ou moderada gasta gordura desde o primeiro minuto e continua queimando gordura daí em diante", explica. O que realmente acontece é que a gordura é queimada lentamente e por isso, quanto mais tempo o exercício durar - claro, respeitando os limites do corpo - mais gordura será queimada.

Pergunta 5: Exercícios intensos não emagrecem mais que exercícios leves?
Resposta: Verdade

Ao comparar dois tipos de exercícios com intensidades e durações diferentes, deve-se ter em mente se o trabalho total realizado foi o mesmo para podermos dizer se o gasto calórico de um foi maior que o do outro. Não é apenas a intensidade que determina o gasto calórico do exercício, mas também o tempo pelo qual ele foi feito. Portanto um exercício mais leve por um tempo prolongado pode ser semelhante a um exercício físico intenso feito por menos tempo.

Pergunta 6: Musculação engorda
Resposta: Mito

Uma das alterações corporais relacionadas à prática da musculação é o aumento da massa muscular, que pode aumentar o peso da pessoa. Isso não significa que ela engordou, pois engordar está diretamente relacionado com o aumento da gordura corporal. Em consequência do aumento da massa muscular, ocorre um aumento do metabolismo, o que levará a um maior gasto energético ao longo do dia para o funcionamento do organismo, o que significa maior perda calórica.

A musculação é uma boa alternativa para quem quer emagrecer, entretanto as opções a serem priorizadas para o emagrecimento são modalidades de exercícios aeróbios como corrida, bicicleta, natação, remo e patinação.

Pergunta 7: Alternar a caminhada com corrida emagrece mais que só caminhar
Resposta: Verdade

Sim! Uma boa opção para quem está começando a praticar atividades física e quer perder peso e ganhar condicionamento físico é alternar caminhada e corrida . O gasto calórico da corrida em comparação ao gasto calórico de uma caminhada, para uma mesma distância, é maior na corrida. Uma boa opção para iniciar a prática é alternar dois ou três minutos de caminhada com um de corrida.

Pergunta 8: O consumo de shakes, barrinhas de proteína e whey protein potencializa o emagrecimento?
Resposta: Mito

Não, o consumo destes suplementos não auxilia no emagrecimento. Eles são indicados somente para atletas de alto rendimento que são submetidos a sessões de treinos extenuantes onde somente a dieta não atende as necessidades nutricionais.

Entretanto, se alimentar mais vezes ao longo do dia, com a orientação de um nutricionista, é uma boa estratégia para conseguir emagrecer.

Fonte:
Portal Minha Vida Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...