Pular para o conteúdo principal

Oito pequenas atitudes para não engordar nas férias


1 - Caminhada prazerosa

Para garantir que as suas férias tenham movimento, um bom jeito de começar é com caminhadas. Por não ser uma atividade de alto impacto, castiga menos o joelho e é bem democrática. Segundo Daniela Ola, personal trainer do Maha Studio do Corpo, em São Paulo, 30 a 40 minutos diários ajudam a queimar as calorias adquiridas em, quem sabe, algum prato típico da região visitada.

2 - Academia do hotel

Ao se hospedar em um hotel, verifique se ele é equipado com uma academia. Se sim, aproveite para fazer uma visitinha e perder algumas calorias. A dupla de personal trainers conta que essa é uma ótima opção para quem não quer ganhar alguns quilinhos durante a viagem. Muitas vezes, a sala de musculação do hotel também conta com profissionais que podem ajudar em seu treino. O acompanhamento profissional é importante, ainda mais se você não estiver acostumado a praticar atividades físicas.

3 - Pedaladas pela cidade

Conhecer a cidade também pode ser prazeroso em cima de uma bicicleta. Pedalar trabalha os músculos inferiores, superiores e oferece grande gasto calórico, o que te ajudará a evitar o ganho de peso durante as férias. Mas, não se preocupe: para curtir essa atividade, não é necessário carregar a sua bicicleta a tiracolo. "Se você for conhecer a cidade, pode alugar uma bike", descomplica a personal Flávia Santos. ?Você exercita o corpo e conhece novos lugares, o que não deixa o exercício monótono?, completa ela, dizendo que desbravar a cidade pedalando é um atrativo a mais para quem não gosta muito de fazer atividade física.

4 - Atividades gratuitas

Muitas cidades em território nacional oferecem atividades gratuitas que não te deixarão ficar parado durante as férias. Em alguns parques e praças municipais, conta a personal trainer Daniela Ola, existem aparelhos de ginástica de uso público, com instruções coladas, que facilitam na hora de aproveitá-los. Além disso, existem as unidades do SESI e do SESC espalhadas pelo Brasil inteiro, que oferecem atividades gratuitas para os trabalhadores de indústria, comércio e outros conveniados.

5 - Salada de acompanhamento

Ao visitar lugares novos, logo somos apresentados a uma série de pratos típicos, que ameaçam dar as caras na balança. Não, você não precisa abrir mão de experimentá-los. Mas, para que isso aconteça sem grandes aumentos de peso, Renata Fidelis Amorim, nutricionista do SPA Sorocaba, aconselha que eles sejam acompanhados de saladas. Isso porque elas darão maior sensação de saciedade. "A pessoa vai mastigar melhor, saborear melhor o prato e não vai querer repetir a porção", explica.

6 - Cuidado com as frituras

Muitas das delícias que nos deparamos em viagens são fritas - seja experimentando o acarajé baiano ou, na correria, comendo um salgado frito na rua. Mas frituras são extremamente agressivas à saúde, já que a gordura aumenta o mau colesterol (LDL) e as taxas de trigliceres. "Melhor comer, por exemplo, um prato com carne ou camarão, com um legume junto e cozido. Muito melhor do que alimentos fritos", indica Renata Fidelis Amorim.

7 - Equilibrar o consumo diário

O cuidado com os quilinhos extras em viagens não devem se restringir a apenas uma refeição. Considerando que você seguirá a dica anterior - de ingerir apenas um prato regional calórico por dia -, a nutricionista Renata Fidelis Amorim lembra que sua atenção terá de ser redobrada nas outras refeições. Assim, se a escolha for pegar pesado no almoço, as outras refeições devem ser leves. Ou, se a sobremesa for eleita para ser o conteúdo mais calórico, um prato principal mais light ajuda a equilibrar a refeição.

8 - Uma aventura gastronômica por dia

Já pensou em visitar uma cidade conhecida por uma gastronomia incrível, mas não poder saborear nada? Restrições podem se tornar um pesadelo. Por isso, o ideal não é ficar se proibindo: permita-se experimentar! "Restringir a quantidade é melhor do que falar que não pode comer. Tem que usar o bom senso", diz a nutricionista Renata Fidelis Amorim.

Para que você não tenha que se privar de algumas delícias, ela aconselha uma experimentação por dia. "Procure experimentar apenas um prato diferente e calórico por dia para não ultrapassar o valor calórico necessário por dia", recomenda a nutricionista Ana Carolina Destefani. Lembre-se de mastigar bem os alimentos, para dar maior saciedade e aproveitamento do sabor, e evitar ao máximo repetir o prato!

Fonte:
Portal Minha Vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...