Esta é uma pergunta muito interessante que poderíamos fazer para várias pessoas e, mesmo assim, podemos receber respostas diferentes, e com bons argumentos.
Porém não significa que você precisa consumir sempre a mesma quantidade de ovos durante a semana.
Antes de mais nada........
É preciso esclarecer algumas coisas.....
Os Valores Nutricionais e as Características dos ovos:
1 - O ovo é um alimento com um grande valor nutritivo.
2 - É muito rico em proteínas de alta qualidade biológica, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo necessita.
3 - Contém vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D.
4 - Contém minerais como o magnésio, o potássio, o selênio, o zinco, o fósforo e o ferro.
5 - A maioria dos componentes estão na gema, se bem que a clara é a parte que mais contém proteínas.
6 - O ovo é um alimento alcalino, o que é um fator muito positivo, pois tendemos a nos acidificar. Mas por outro lado, essa qualidade perde-se caso fritamos ou usamos o ovo em doces.
Algumas Curiosidades
1 - A gema do ovo é um dos poucos alimentos que contém vitamina D, a qual é imprescindível para assimilar o cálcio e que obtemos também tomando sol.
2 - O ovo contém nutrientes que ajudam a prevenir a saúde ocular, concretamente contra cataratas e a degeneração macular.
3 - Pelo fato de conter selênio e zinco, o ovo nos ajuda também como cosmético, já que colabora na formação do tecido da pele, cabelo e unhas.
4 - Em alguns países os ovos tem um código numérico escrito na casca que nos permite saber como as galinhas foram criadas.
Na Espanha, por exemplo, o primeiro dígito nos dá esta informação. Se é um 0 é um ovo orgânico, quanto mais se aproxima do 4 a criação da galinha é cada vez mais industrial e menos saudável.
Mas e agora?
Quantos ovos podemos consumir?
Isto pode sim variar de pessoa para pessoa, conforme a sua necessidade e a partir da prescrição nutricional.
Por exemplo......
Uma pessoa que consome pouca carne ou peixe pode comer mais ovo para trazer a quantidade de proteína que o corpo precisa.
Uma pessoa que faça muitos exercícios físicos pode consumir mais ovos, especialmente a parte da clara, que é rica em proteínas.
Uma pessoa com sobrepeso deverá limitar a quantidade de gemas, já que é a parte mais gordurosa do ovo.