Pular para o conteúdo principal

Quantos ovos devemos comer por semana?


Esta é uma pergunta muito interessante que poderíamos fazer para várias pessoas e, mesmo assim, podemos receber respostas diferentes, e com bons argumentos.

Porém não significa que você precisa consumir sempre a mesma quantidade de ovos durante a semana.

Antes de mais nada........
É preciso esclarecer algumas coisas.....


 Os Valores Nutricionais e as Características dos ovos:


1 - O ovo é um alimento com um grande valor nutritivo.

2 - É muito rico em proteínas de alta qualidade biológica, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo necessita.

3 - Contém vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D.

4 - Contém minerais como o magnésio, o potássio, o selênio, o zinco, o fósforo e o ferro.

5 - A maioria dos componentes estão na gema, se bem que a clara é a parte que mais contém proteínas.

6 - O ovo é um alimento alcalino, o que é um fator muito positivo, pois tendemos a nos acidificar. Mas por outro lado, essa qualidade perde-se caso fritamos ou usamos o ovo em doces.

Algumas Curiosidades

1 - A gema do ovo é um dos poucos alimentos que contém vitamina D, a qual é imprescindível para assimilar o cálcio e que obtemos também tomando sol.

2 - O ovo contém nutrientes que ajudam a prevenir a saúde ocular, concretamente contra cataratas e a degeneração macular.

3 - Pelo fato de conter selênio e zinco, o ovo nos ajuda também como cosmético, já que colabora na formação do tecido da pele, cabelo e unhas.

4 - Em alguns países os ovos tem um código numérico escrito na casca que nos permite saber como as galinhas foram criadas.

Na Espanha, por exemplo, o primeiro dígito nos dá esta informação. Se é um 0 é um ovo orgânico, quanto mais se aproxima do 4 a criação da galinha é cada vez mais industrial e menos saudável.

Mas e agora?
Quantos ovos podemos consumir?


Isto pode sim variar de pessoa para pessoa, conforme a sua necessidade e a partir da prescrição nutricional.

Por exemplo......

Uma pessoa que consome pouca carne ou peixe pode comer mais ovo para trazer a quantidade de proteína que o corpo precisa.

Uma pessoa que faça muitos exercícios físicos pode consumir mais ovos, especialmente a parte da clara, que é rica em proteínas.

Uma pessoa com sobrepeso deverá limitar a quantidade de gemas, já que é a parte mais gordurosa do ovo.



Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...