Pular para o conteúdo principal

29/08/2011: Dia Nacional de combate ao Fumo

Sabe-se que a atividade física e o hábito de fumar são fatores de risco de doenças cardiovasculares. Sabemos também que o hábito de fumar provoca danos ao nosso organismo, dentre eles uma redução do condicionamento cardiorrespiratório dos tabagistas.



A atividade física não possui nenhuma influência direta no abandono do hábito de fumar, atuando como única forma de intervenção. Porém, a atividade física regular pode beneficiar os tabagistas a largarem o hábito de fumar por uma série de fatores.

Primeiramente podemos salientar que a atividade física possibilita ao tabagista um ambiente social de baixo risco, pois a prevalência de tabagistas nos ambientes onde se realiza atividade física é pequena. 



Além disso, a atividade física quando orientada por profissionais de educação física, que pela resolução 218 de 06 de Março de 1997 se tornaram profissionais da área da saúde, possibilita ao tabagista maior consciência dos malefícios do hábito de fumar quanto a degeneração de sua aptidão física provocada pelo cigarro, auxiliando no desejo de abandonar o hábito de fumar, além de reafirmar o discurso de todos os outros profissionais da saúde.

A atividade física regular ainda auxilia os ex-tabagistas no controle do peso corporal que, por ansiedade, é aumentado assim que larga o vício, em função de aumentar o gasto calórico diário. Obviamente tais benefícios, como em qualquer outra pessoa, só serão alcançados quando da realização de uma dieta adequada, preferencialmente prescrita por um nutricionista.

Conhecemos também os benefícios da prática de atividade física na redução dos níveis de stress, irritabilidade, depressão, etc. Sensações estas típicas na abstinência ao fumo.

Assim, a atividade física torna-se fundamental no auxílio à cessasão do hábito de fumar, proporcionando benefícios físicos, mentais e sociais.

FONTE:
M. Henrique. A importância da atividade física no combate aos males do Tabagismo. Tabagismo online. <http://www.tabagismoonline.com.br/entendendo-melhor/educacao-fisica/a-importancia-da- atividade-fisica- no-combate-aos-males-do-tabagismo/>. Acessado em: 29 ago 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...