Pular para o conteúdo principal

Check-up: Exames necessários para a prática esportiva mais segura

Sabemos que a atividade física traz vários benefícios ao nosso corpo, previne muitas doenças, além de aumentar a expectativa de vida das pessoas. Mas isto não significa que as pessoas deve sair correndo por aí ou fazer os exercícios físicos sem a mínima supervisão e a orientação.
Antes de você iniciar uma corrida ou praticar algum esporte de sua preferencia, faça um Check-up:

1º) Procure um médico: realizará os exames e testes necessários para autorizar a pratica de qualquer atividade física 

2º) Procure um profissional de Educação Física: fará um estudo sobre seu histórico de atividade física e histórico da saúde, e aplicará novos testes, como o teste ergométrico e a avaliação física. 

Exames:

Existem 3 categorias: Cardiovascular, Metabólica e Biomecânica. Cada uma representa uma parte do organismo que interfere no rendimento do atleta.

1) Teste Cardiovascular

=> Ergométrico: mensura a pressão arterial, a frequência cardíaca, a postura e sintomas como cansaço, falta de ar e dor no peito.

=> Ergoespirômetro: detecta o consumo máximo de oxigênio (VO2 máx) e o limiar anaeróbio, que indica as zonas ideais para o treinamento aeróbio.

=> Eletrocardiograma Simples: identifica isquemia miocárdica, diminuição do fluxo de sangue arterial para determinada região do corpo, que pode causar infarto, e doença coronarianas.

=> Ecocardiograma: cria imagens do coração, fornecendo informações sobre o tamanho e a forma do órgao e moastra o trabalho das válvulas e câmaras. O exame verifica a manifestação de hipertrofia miocárdica, em que o coração se auto-obstruiu ao fazer o esforço.

2) Teste Metabólico

=> Hemograma: avalia se o paciente está com anemia. Se a doença for detectada, o mesmo poderá ter menor rendimento durante o treinamento.

=> Glicemia: identifica se o paciente está com diabetes. A doença pode reduzir o esforço físico da pessoa.

=> Dosagem do Colesterol: os níveis de LDL ("mau colesterol") e HDL ("bom colesterol") podem ser determinados em um exame de sangue. O LDL pode causar o maior risco para o surgimento de doenças cardíacas.

=> Ureia e Creatinina: ambos verificam a função dos rins. Se os rins não estiverem funcionando bem, a pessoa poderá ter baixa resistência à atividade física.

=> T4 livre e TSH: avaliam a função da tireoide. Com essas taxas muito altas ou baixas, a pessoa poderá se sentir mais cansado(a) ao praticar o esporte.

3) Biomecânico

=> Teste de pisada: identifica a maneira da pisada do atleta, se é supinada, neutra ou pronada. Este teste ajuda na escolha do calçado mais adequado.

=> Cinemático: analisa a angulação do pé, joelho, quadril e coluna para adequar o movimento biomecânico do corpo durante a corrida.

=> Dinamometria isocinética: analisa a velocidade de reação da contração muscular, da força que o membro consegue exercer e da simetria entre os músculos.

Fonte:

Revista O2, out 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...