Pular para o conteúdo principal

Emagrecer - Mitos e verdades

Pesquisa realizada durante 20 anos nos EUA aponta que nem sempre basta evitar gorduras e calorias

Um amplo estudo realizado nos Estados Unidos sobre que tipo de comida as pessoas precisam ingerir para evitar o ganho de peso põe por terra conceitos consagrados, como o de que comer menos calorias e evitar gorduras emagrece.

A pesquisa, realizada por cinco especialistas em saúde pública e nutrição da Universidade de Harvard, acompanhou 120.877 homens e mulheres com altos níveis de educação, saudáveis, e não obesos, durante 12 a 20 anos. A cada dois anos, foram preenchidos questionários detalhados sobre hábitos alimentares, de exercícios físicos, de entretenimento e de sono.

Os resultados da pesquisa revelam que a média de ganho de peso durante o estudo foi de 1,52 kg a cada quatro anos, e a média do peso total ganho durante os 20 anos foi de 7,62 kg.

Segundo Dariush Mozaffarian, cardiologista e epidemiologista na Universidade de Harvard, o estudo comprova que o senso comum de que “tudo pode ser comido, desde que moderadamente”, e que “comer menos calorias e evitar gorduras faz emagrecer” é ilusão.

Outra ilusão do senso comum é a ideia de que “não existe comida que faça mal, o que faz mal é o excesso”.

Segundo o médico, há, sim, comidas que fazem bem e outras que fazem mal. O truque é comer mais o que faz bem e menos o que faz mal. “A noção de que tudo está bem se comermos moderadamente é apenas uma desculpa para comermos o que quisermos”, completa.

O estudo comprova que a atividade física é fundamental para a manutenção e a perda do peso. Entretanto, prova também que o exercício sem a dieta não ajuda na perda de peso.

IOGURTES
A descoberta mais surpreendente, porém, foi a ligação entre iogurte e perda de peso. Os participantes que ingeriram mais iogurte perderam uma média de 370 g a cada quatro anos.

O iogurte contém bactérias saudáveis que aumentam a produção de hormônios intestinais e a sensação de saciedade e diminuem a fome. A bactéria também contribui para o aumento do metabolismo, o que facilita a perda de peso.

Outra comprovação é a de que carboidratos refinados – como farinha branca – aumentam o ganho de peso. Em outro estudo que analisava a influência de grãos integrais e refinados em animais e humanos, cientistas descobriram que os grãos refinados diminuem o metabolismo enquanto os integrais fazem o efeito contrário.

VILÕES
No estudo norte-americano, a lista de alimentos que contribuíram para o maior ganho de peso não foi nada surpreendente: batata frita está no topo – o aumento no consumo foi correspondente a um ganho de 1,54 kg por ano. Também não foi surpresa a lista de alimentos que contribuem para a perda de peso: frutas, vegetais e comidas integrais. Comparado às pessoas que ganharam peso, as que perderam comiam três vezes mais vegetais todos os dias.



Fonte:

THE NEW YORK TIMES, apud ANDRADE, L, 2011. Emagrecer - Mitos e verdades. Acesso em: 05 out 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Whey Protein: Conheça as Marcas Aprovadas

Gold Standard - Lider em vendas Num mercado onde uma verdadeira Máfia   está agindo e falsificando os produtos de suplementos alimentares, é IMPORTANTE sabermos o que nós estamos comprando. Deste modo publico a baixo uma relação das marcas que forma aprovadas mediante testes laboratoriais. Ultra Pure Whey AGE - Nutrilatina AGE Ultra Pure Whey AGE é obtida pela Tecnologia AGE a partir de diferentes processos de filtragem (Concentrado, Ultrafiltrado e Troca iônica). Apresenta em sua composição 83% de proteínas nobres por dose. Indicado para atletas de todas as modalidades esportivas que visam a uma dieta com alto teor de proteínas e baixo teor de gorduras. Iso Zero Carb - IntegralMedica Iso Ultra Premium Whey Protein Isolate CFM tem o cuidado de disponibilizar a mais alta qualidade em proteína do soro do leite isolada, livre de lactose, gorduras e isenta de carboidratos, além do cuidado especial em utilizar níveis baixos de sódio. A qualidade de nossa proteína s...

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!