Pular para o conteúdo principal

Dia do Lixo: reservar um dia para comer de tudo vale a pena?

Nutricionista revelou que o dia do lixo pode causar transtornos alimentares, além de atrapalhar o resultado do treinamento da semana inteira.

Segundo especialistas da área da nutrição, a alimentação saudável deve ser mantida todos os dias da semana.

Uma semana inteira com uma alimentação saudável pode ser a desculpa infalível para se permitir um final de semana repleto de produtos calóricos e gordurosos.

Conhecido popularmente como “dia do lixo”, algumas pessoas adotam o sábado ou domingo para poderem comer o que quiserem, sem se preocupar com valores nutricionais.

Porém, de acordo com a nutricionista Joyce Nunes de Oliveira, da Personal Diet, criar esse hábito não é aconselhável. “Reservar um dia da semana para comer coisas que as pessoas consideram ‘mais saborosas’ pode influenciar negativamente na relação emocional estabelecida entre os indivíduos e os alimentos não saudáveis”, explica.

Joyce ainda faz um alerta: o “dia do lixo” também pode causar transtornos alimentares como anorexia, bulimia ou compulsão alimentar. “A supervalorização criada pela expectativa para a chegada deste dia afeta o psicológico e traz sérias consequências a curto prazo”, diz.

De tudo um pouco - Comer corretamente pode torna-se mais fácil quando o indivíduo entende que precisa fazer uma reeducação alimentar e não deixar de comer tudo o que gosta. “Esse dia pode gerar uma demasiada expectativa e uma supervalorização por estes alimentos, tornando difícil o desapego por esses produtos e não reeducando o paladar para uma prática alimentar saudável”, completa a nutricionista.

Fora dos planos: A quebra da dieta diária, mesmo que ela ocorra somente em um dia da semana, também pode atrapalhar o treinamento.

“O consumo calórico acima do normal pode prejudicar todo o esforço realizado durante a semana e os resultados propostos pela dieta não são alcançados”, conta Joyce.

Segundo a profissional, essa é a causa de muitas pessoas ficarem desmotivadas com o treino. “Sem conseguir ver os resultados, elas acabam abandonando a dieta”, revela.

Sugestão: A dica da nutricionista é reservar duas refeições no final de semana para poder se render aos alimentos calóricos. “Basta não exagerar. Comer de tudo um pouco faz parte da reeducação alimentar saudável”, conclui.

Fonte:
Portal Web Run

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Agachamento Livre e a Hérnia de Disco

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral Agachar é uma ação natural do ser humano, e no decorrer do tempo, realizar o movimento constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral. A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma correta, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente em quase 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante a um amortecedor, proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras ...