Pular para o conteúdo principal

Saiba mais a importância do Treino de Calistenia

Calistenia é antiga técnica para tonificar o corpo, conheça!

São exercícios que usam o peso do corpo como carga e que devem ser precedidos de alongamentos caprichados, de modo a aquecer os músculos e preparar as articulações



Fonte: Street Workout Mazikiai
Talvez você nunca tenha ouvido falar em calistenia. O nome é pouco familiar, mas não a prática. Trata-se daquele tipo de ginástica muito comum em aulas de educação física do ensino médio. São exercícios que usam o peso do corpo como carga (flexões e abdominais, por exemplo), às vezes com o uso de bastões e de música para marcar o ritmo. Essa abordagem foi idealizada pelo suíço Phoktion Heinrich Clias no século 19 e se tornou popular no mundo todo. Hoje, seus princípios estão incorporados a modalidades “modernas”, como o cross fit, o treino funcional e o street workout.

De acordo o educador físico Marcelo Ferreira Miranda, membro do Conselho Federal de Educação Física (Confef), a calistenia foi pensada para homens, mulheres e crianças não atletas. Ao ser introduzida nos EUA, passou a ser sinônimo de ginástica feminina. Porém, não tardou a despertar um interesse mais amplo. “O treino envolvia movimentos rápidos, ritmados e com paradas bruscas, executados ao som de música”, detalha o especialista.

As sessões de calistenia devem ser precedidas de alongamentos caprichados, de modo a aquecer os músculos e preparar as articulações. “Só assim você evita riscos de lesão”, avisa Luiz Otávio, fundador do grupo Calistenia Brasil. Apesar do alerta, a possibilidade de se machucar é inferior à da musculação. “Na calistenia, não existe o perigo da sobrecarga, pois o peso é o da própria pessoa. Além disso, trabalhamos muito o fortalecimento articular”, conta o atleta. Sem aparelhos, a mobilidade é total. “Esse é um grande diferencial: você pode praticá-la na praia, quando estiver viajando. Basta ter força de vontade”, assegura.

Ricardo Cordeiro, membro do Conselho Regional de Educação Física e master trainer em ginástica natural, confirma o bom momento da calistenia no Brasil. Segundo ele, os praticantes buscam treinamentos mais focados no aspecto funcional do que no estético. “Eles estão interessados na utilidade do movimento na vida deles; querem aprender a fazer agachamento total, por exemplo. Isso traz mais autonomia, porque eles aprendem a lidar com o próprio corpo. Não adianta ser forte e não conseguir amarrar os sapatos por não conseguir agachar”, aponta.

De fato, o método tem a vantagem de trabalhar globalmente o corpo. Mas, como toda atividade física, não é milagroso. “Não existem atalhos. É preciso ter uma alimentação saudável, dormir corretamente e treinar da maneira adequada. Mas a calistenia oferece uma vertente motivacional maior, porque cria um desafio pessoal”, reforça Ricardo Cordeiro. Vale lembrar que ela pode ser um treino complementar à musculação convencional.

Fonte:
Portal Uai

Postagens mais visitadas deste blog

28 DICAS PARA PERDER GORDURA ABDOMINAL

Faça treinos de musculação com um volume elevado por treino e períodos de descanso mais curtos (10 a 60 segundos) para assim produzir uma maior quantidade de ácido lático e consequentemente um maior aumento da hormona de crescimento. Use um protocolo para ganhar massa muscular. Faça um Treino de FORÇA pelo menos uma vez por semana: Ganhe músculo e força, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de hormona de crescimento para potenciar a perda de gordura. Treine com intensidade mas de forma inteligente manipulando os períodos de descanso, séries, número de repetições e tempo. Faça Treinos intervalados para acondicionamento físico. Por exemplo, seis sprints de 200 metros, 4 minutos de descanso, ou 60 ciclos de sprints de 8 segundos cada, com 12 segundos de descanso. Faça Treinos de Condicionamento no exterior em vez de em máquinas movidas a energia elétrica – a eletricidade “suja” aumenta os níveis de cortisol e alterna o uso de energia interferindo com a sensibilidade à insulina. ...

Whey Protein: Conheça as Marcas Aprovadas

Gold Standard - Lider em vendas Num mercado onde uma verdadeira Máfia   está agindo e falsificando os produtos de suplementos alimentares, é IMPORTANTE sabermos o que nós estamos comprando. Deste modo publico a baixo uma relação das marcas que forma aprovadas mediante testes laboratoriais. Ultra Pure Whey AGE - Nutrilatina AGE Ultra Pure Whey AGE é obtida pela Tecnologia AGE a partir de diferentes processos de filtragem (Concentrado, Ultrafiltrado e Troca iônica). Apresenta em sua composição 83% de proteínas nobres por dose. Indicado para atletas de todas as modalidades esportivas que visam a uma dieta com alto teor de proteínas e baixo teor de gorduras. Iso Zero Carb - IntegralMedica Iso Ultra Premium Whey Protein Isolate CFM tem o cuidado de disponibilizar a mais alta qualidade em proteína do soro do leite isolada, livre de lactose, gorduras e isenta de carboidratos, além do cuidado especial em utilizar níveis baixos de sódio. A qualidade de nossa proteína s...

Como fazer um Projeto de Vida?

Construa esta tabela e preencha seus quadrantes  Siga esta página , que enviarei este planilha para seu email. Abraços!